Superdotação - Potencial humano em favor de todos

Clipping Especializado

Exemplo de superdotação

Conheça incrível caso de QI de 159

Heidi Hankins tem muito de uma menina de 4 anos comum: gosta das barbies, dos legos e de dormir com um livro na cama. Mas, por outro lado, Heidi tem muito pouco de normal: tem um quociente intelectual de 159, só um pouco abaixo de Albert Einstein ou Stephen Hawkins, e vários pontos por cima da média de 100 que tem a maioria das pessoas.

Fazia tempo que seu pai, Matthew Hankins, suspeitava que sua filha era mais inteligente que o restante das crianças. Aos 14 meses já desenhava princesas e animais. Aos 18 meses, se ensinou a si mesma a ler usando um computador.

"Sempre pensamos que era muito inteligente porque começou a ler muito cedo", confessou este pai de família britânica de 46 anos, professor da Universidade de Southampton. "E já que eu estou especializado em medir o quociente intelectual das crianças, tive a curiosidade de medir o dela. Resultou que ela quebrou os meus parâmetros."

Assim que à pequena Heidi lhe espera um futuro supostamente brilhante: foi admitida na Mensa, uma organização britânica que só admite pessoas com uma inteligência dentre os 2% superiores da população. Dentro de pouco tempo, esta menina de Winchester (Reino Unido) estará passando dos legos à teoría da relatividade. Poderá brincar com o famoso Oscar Wrigly, um menino que agora tem sua idade (4), mas que há 2 anos atrás se converteu na pessoas mais jovem a entrar na Mensa com um quociente de 160.

Está gostando deste artigo?
Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber atualizações do site.

Heidi Hankins

O que também terá que fazer é trabalhar duro. Não é por ser inteligente que a vida será mais fácil.

"O que temos que entender é que Heidi pode ser excepcionalmente brilhante em uma dimensão, mas ser perfeitamente normal em outras, como o desenvolvimento social ou emocional", explica Scott Barry Kauffman, um psicólogo cognitivo estadounidense. "Converter-se em um gênico é muito mais que ter um traço. É necessária a união de muitos fatores: a motivação, a imaginação, a oportunidade, a perseverança e a sorte."

Não é por acaso que dentre as iluestres figuras que se educaram na Mensa encontramos Geena Davis, uma das atrizes de Hollywood que mais fracassos encadeou na bilheteria, e a estrela porno Asia Carrera.

Também é curioso que a inteligência tem a qualidade de subir e baixar segundo o país em que se nasce. Os testes de inteligência diferentes de um país para outro e resulta praticamente impossível comparar os resultados. Nos Estados Unidos, por exemplo, as provas de pontuação chegam a nomear um quociente de 190 ou mais, enquanto a Alemanha se detém em 150. Faz pouco tempo nos Estados Unidos se detectaram quocientes de 220.

Você já curtiu este artigo?

Seria preciso colocar estas crianças a brincar com Heidi e Oscar para ver se estes índices correspondem de fato à realidade.

Gostou? Então compartilhe!

Publicado em 20/09/2014

Fonte: BBC

DEIXE SEU COMENTÁRIO

GOSTOU? COMPARTILHE!

TOP 5 DA SEMANA

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do site!

CONTRIBUA COM O SITE

Insira aqui o endereço de matéria sobre superdotação que você pense ser interesse divulgar em nosso clippping.

LIVROS INDICADOS

Artigos | Clipping especializado | Livros | Links úteis | Contato