Superdotação - Potencial humano em favor de todos

Clipping Especializado

Gênios do passado

Conheça 7 curiosidades e 15 frases de Leonardo da Vinci

Leonardo Da Vinci (1452-1519) foi um polímata, pintor, cientista, engenheiro, matemático, arquiteto e inventor renascentista. Atuou em diversas áreas, sempre com alto grau de criatividade. Sua vida é repleta de curiosidades e possui diversas frases bastante inteligentes.

Da Vinci fez inúmeras inovações em todas as áreas em que atuou. É, por exemplo, considerado o precursor da aviação através de diversos desenhos que projetavam modelos de máquinas voadoras em pleno século XVI. Tal capacidade criativa o coloca como um dos Q.I. mais altos da História da Humanidade. O Quociente de Inteligência de Leonardo da Vinci é estimado em incríveis 220 pontos. Para título de comparação, uma pessoa com inteligência mediana possui QI de 100 pontos.

Frases de Leonardo da Vinci

Tal capacidade cognitiva fez com que Leonardo da Vinci tivesse muitos fatos curiosos em sua vida e deixasse muitas frases interessantes. Abaixo vamos listar 7 curiosidades e 15 frases inteligentes de Leonardo da Vinci para seu deleite.

7 Curiosidades sobre Leonardo da Vinci

#1. Escrevia em espelho. Leonardo da Vinci foi um famoso escritor especular, ou seja, quem escreve de trás para frente (da direita para esquerda), como se fosse em espelho. Da Vinci era ambidestro e usava este estilo de escrita na maioria de suas anotações. Especula-se que Da Vinci fazia deste modo para que seus escritos não fossem lidos por outras pessoas.

#2. Não publicou livros. Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios de toda História Humana. Seu QI é estimado em 220. Existem dezenas de cadernos de suas anotações em 6.000 páginas com pesquisas sobre o corpo humano e invenções de máquinas bastante futuristas para a época. Isso sem contar as dezenas de pinturas extremamente famosas. Entretanto, apesar desta genialidade, Leonardo da Vinci não publicou nenhum livro, nem deixou algo escrito para os outros. Conhecemos sua vida através de suas obras artísticas e anotações.

#3. Fez inventos inviáveis. Da Vinci possui diversos cadernos com projetos detalhados de máquinas. Porém, muitas delas possuem peças ao contrário o que faria com que vários de seus inventos não funcionassem. Por exemplo, Leonardo da Vinci inventou um canhão giratório, que pode ser comparado com os atuais tanques de guerra, que acabou não saindo do papel. Engenheiros atuais testaram o projeto e descobriram que invertendo a posição de uma estrutura faria com que o tanque funcionasse. Fica a dúvida: a inversão era proposital para não gerar máquinas de matança?

Tanque de Guerra de Leonardo da Vinci

#4. Era belicista? Leonardo da Vinci inventou uma série de projetos de guerra. São exemplos as bombas fragmentadas que aprimoravam as balas de canhão, o tanque com canhão giratório com 16 bocas de fogo e que poderia levar até 8 pessoas, metralhadoras com 12 canos de disparo e capaz de atirar várias balas simultaneamente, aparelhos para mergulho submarino para atacar navios ancorados pelo fundo do mar e grandes arcos para derrubar muros de castelos. Seria compatível o fato de Leonardo da Vinci ser um dos maiores gênios da história dedicando-se a tantas armas de matar?

Leonardo da Vinci era belicista?

#5. Não recebeu educação formal. Leonardo da Vinci nunca foi à escola. Talvez por ser filho ilegítimo, Da Vinci nunca recebeu educação formal. Foi educado e alfabetizado em casa, onde teve contato com leitura e matemática. Suas anotações retratam como o mundo mundo natural foi sua verdadeira escola, ficando maravilhado e fazendo observações sobre a água e os movimentos das aves de rapina. Por não ter frequentado qualquer universidade, Leonardo da Vinci era desprezado pelo meio intelectual de Florença.

#6. Deixava muitas obras inacabadas. Leonardo da Vinci era conhecido por ser excêntrico, perfeccionista e muito lento em seus trabalhos. Quando contratado para fazer um quadro, recorrentemente os contratantes pensavam que Leonardo da Vinci não estava trabalhando, pois ficava em seu ateliê observando e testando materiais, além de realizar outros estudos em paralelo. A pintura "A Última Ceia" quase foi cancelada pois Leonardo da Vinci nunca a entregava. São diversos quadros que acabaram ficando inacabados, como "A Virgem e o Menino com Santa Ana", “São Jerônimo no Deserto” e “A Adoração dos Reis Magos”. Além disto, não há evidências que os inventos de Leonardo da Vinci tenham saído do papel. A princípio, todos ficaram apenas no mundo das ideias e em seus cadernos de anotações.

A Última Ceia de Leonardo da Vinci

#7. Foi propositor da bicicleta. Muitos anos após a morte de Leonardo da Vinci foi descoberto um projeto seu de uma bicicleta, o que seria inventada apenas muitos séculos depois. O curioso é que seu projeto tinha o pedal ligado a uma roda dentada que através de uma corrente transmitia força à roda traseira. Este é o modelo das bicicletas atuais, porém, não é como as primeiras bicicletas foram inventadas no século XIX. Ou seja, Leonardo da Vinci planejou há 500 anos atrás uma bicicleta com mecanismo do final do século XX.

Frases de Leonardo da Vinci

#1. “As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.”

#2. “Não prever, já é lamentar.”

#3. “Quem pensa pouco, erra muito.”

#4.Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes.”

#5. “Haverá um tempo em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente da mesma forma como hoje se julga o assassino de um homem.”

#6. “A simplicidade é o último grau de sofisticação.”

#7. “Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.”

#8. “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”

#9. “Repreenda o amigo em segredo e elogia-o em público.”

#10. “Quando eu pensar que aprendi a viver, terei aprendido a morrer.”

#11. “O casamento é como enfiar a mão num saco de serpentes na esperança de apanhar uma enguia.”

#12. “Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo.”

#13. “Assim como todo o reino dividido é desfeito, toda a inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece.”

#14. “Quem não pode o que quer, queira o que pode.”

#15. “Onde há muito sentimento, há muita dor”

Gostou? Então compartilhe!

Publicado em 19/04/2015

Fonte:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

GOSTOU? COMPARTILHE!

TOP 5 DA SEMANA

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do site!

CONTRIBUA COM O SITE

Insira aqui o endereço de matéria sobre superdotação que você pense ser interesse divulgar em nosso clippping.

LIVROS INDICADOS

Artigos | Clipping especializado | Livros | Links úteis | Contato