Superdotação - Potencial humano em favor de todos

Clipping Especializado

Exemplo de superdotação

Descubra 10 ex-alunos notáveis da Universidade de Harvard

A Universidade de Harvard é uma das mais prestigiadas do mundo, fundada em 1636. É uma instituição privada que possui orçamento anual de 30 bilhões de dólares (Ano-base: 2012) e cerca de 20 mil alunos.

Em geral, o custo anual para um estudante de graduação em Harvard é de cerca de US$ 75.000, o que não chega perto do valor de orçamento da instituição. Se multiplicarmos 20 mil por 75 mil encontramos 1,5 bilhão de dólares de receita anual de mensalidades dos estudantes.

Então você deve estar se perguntado: como uma universidade consegue ter 30 bilhões de orçamento se recebe apenas 1,5 bilhão de mensalidades? A resposta é simples, e ao mesmo tempo impressionante: 25,9 bilhões são oriundos de doações, principalmente de ex-estudantes extremamente exitosos em suas vidas profissionais e que ajudam a universidade a formar novos alunos notáveis. A universidade de Harvard tem enquanto ex-alunos e ex-professores 8 presidentes dos Estados Unidos e cerca de 150 ganhadores de Prêmios Nobel (vale destacar que o Brasil não possui nenhum ganhador deste prêmio).

Harvard University

Foto da Universidade de Harvard, que possui a maior biblioteca acadêmica dos EUA e uma das maiores do mundo.

Neste texto vamos apresentar 15 ex-alunos de Harvard que se destacaram no mundo e que contribuem para a universidade se manter como uma das mais importantes do planeta.

Al Gore

Al Gore, ex-aluno de Harvard

Albert Arnold Gore Jr (1948 - ) é um político e ecologista estadunidense. Foi o 45º vice-presidente dos EUA durante a presidência de Bill Clinton, e candidato a presidência para o país em 2000, quando perdeu as eleições para George Bush, apesar de ter obtido maior número de votos populares.

Em 2007 foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em razão de sua contribuição com a reflexão sobre as mudanças climáticas de aquecimento global. Em 2006 ele produziu um documentário chamando "Uma Verdade Inconveniente" que trata sobre o tema e foi ganhador do Oscar, onde responsabiliza as pessoas, os governos e a indústria pelo aquecimento global. O documentário é bastante objetivo e inspirou o mundo a iniciar mudanças de cultura buscando energias limpas que evitem a destruição do planeta.

Recebeu ainda o Prêmio Príncipe de Astúrias de la Concórdia de 2007, concedido pela Fundação Príncipe de Astúrias, na cidade de Oviedo (Espanha). Também escreveu em 1993 o livro "A Terra em Balanço".

Barack Obama

Barack Obama, ex-aluno de Harvard

Barack Hussein Obama II (1961 - ) é o 44º e atual presidente dos Estados Unidos. Foi senador pelo estado de Illinois de 2005 até renunciar em novembro de 2008. Foi o primeiro candidato afroamericano nomeado para a presidência do Partido Democrata e o primeiro a exercer o cargo de presidente no país.

Graduou-se na Universidade de Columbia e na escola de Direito de Harvard, onde foi presidente da revista Harvard Law Review. Posteriormente, trabalhou como organizador comunitário e exerceu sua carreira de advogado no ramo de direitos civis. Foi também professor de Direito Constitucional na faculdade de Direito da Universidade de Chicago de 1992 até 2004.

Como presidente, Obama se destaca pela criação de pacotes de estímulos econômicos para fazer frente à crise econômica mundial de 2008 e ter acabado com a Guerra do Iraque. Neste âmbito, Obama sempre se colocou como um opositor das políticas de administração do ex-presidente Bush referentes ao Iraque. Também tem em seu histórico o dia 1 de maio de 2011, quando anunciou aos meios de comunicação que um grupo das forças especiais do Exército Estadunidense haviam encontrado e matado o terrorista Osama bin Laden no Paquistão.

Bill Gates

Bill Gates, ex-aluno de Harvard

William Henry Gates (1955 - ) é um empresário, informata e filantropo estadunidense, cofundador da empresa Microsoft junto com Paul Allen. Sua fortuna está estimada em 79,2 bilhões de dólares segundo a revista Forbes, sendo durante muito tempo o homem mais rico do mundo.

Cabe lembrar que Bill Gates doou 38 bilhões de dólares para caridade através da Fundação Bill e Melinda Gates, o que significa que sua fortuna poderia ser muito maior.

Em março de 1999, antes do estouro da bolha das "ponto com", seu patrimônio alcançou incríveis 136 bilhões de dólares, o que o converteu na 12ª maior fortuna de toda histórica da humanidade.

Gates foi admitido na Universidade Harvard, mas abandonou os cursos de Matemática e Direito no terceiro ano, para dedicar-se à Microsoft. Ainda enquanto estudava em Harvard, desenvolveu com Allen um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a serem lançado nos Estados Unidos - o Altair 8800.

Está casado com Melinda Gates, com quem comparte a presidência da Fundação Bill e Melinda Gates, dedicada a reequilibrar oportunidades de saúde e educação a nível local, especialmente nas regiões menos favorecidas, razão pela qual foram ganhadores do Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional de 2006.

Franklin Roosevelt

Franklin Roosevelt, ex-aluno de Harvard

Franklin Delano Roosevelt (1882 - 1945) foi um político, diplomata e advogado estadunidense, que alcançou a presidência dos Estados Unidos e se converteu no único mandatário a se eleger presidente 4 vezes para esta nação (a 1ª em 1932, a 2ª em 1936, a 3ª em 1940 e a 4ª em 1944).

Obteve sua primeira graduação na Universidade Harvard em 1904 e uma segunda na Escola de Direito de Columbia em 1908, antes de se empregar em uma prestigiada empresa de Wall Street.

Membro do Partido Democrata, iniciou sua carreia política desde muito jovem. Exerceu diversos postos junto as Forças Armadas dos Estados Unidos, a ponto de, durante todo o seu mandato, exercer amplas funções dentro da Secretaria de Defesa, passando inclusive por cima da Secretaria da Defesa de então, que cumpria apenas com as formalidades e protocolos da época.

Sua brilhante carreira política foi interrompida pela poliomielite, que foi contraída em 1921, uma doença que gerava uma paralisia parcial e dificuldades de movimentação. Em consequência a este mal, Roosevelt saiu da cena política por um tempo, sendo para muitos o fim de uma magnífica participação política. Porém, esta ideia foi afastada quando um renovado Roosevelt (ainda que afetado pela doença) voltou de seu retiro para postular o cargo de Governador de New York, ganhando a eleição com ampla maioria dos votos, o que o fez buscar em 1932 a presidência dos Estados Unidos.

Roosevelt exerceu a presidência americana durante o período conturbado da II Guerra Mundial, tendo participação decisiva para que os EUA ganhasse a guerra. Seus posicionamentos após o ataque em Pearl Harpol são muito marcantes, onde declarou ante o Congresso que este dia seria conhecido como Dia da Infâmia e exigiu que fosse declarado o Estado de Guerra. Atuou firme e energeticamente em todos os aspectos necessário para levar a seu país e indústria um ótimo esforço de guerra.

John Adams

John Adams, ex-aluno de Harvard

John Adams (1735 - 1826) foi o 2º Presidente dos Estados Unidos. É considerado um dos fundadores do país. Adams foi admitido para Harvard College, aos dezesseis anos em 1751.

Adams chegou ao sucesso nas primeiras etapas da Revolução Americana. Como delegado de Massachusetts no Congresso Continental, desempenhou um papel importante ao persuadir o Congresso para declarar a independência, e teve ajuda de Thomas Jefferson na redação da Declaração de Independência dos Estados Unidos em 1776. Como representante do Congresso em Europa, foi um dos principais negociadores do Tratado de Paris (1783) com a Grã Bretanha, e um dos principais responsáveis pela obtenção de empréstimos importantes de banqueiros de Amsterdam.

Teórico e historiador, Adams escreveu a maior parte da constituição do estado de Massachusetts em 1780, mas estava na Europa quando a Constituição Federal foi escrita com princípios similares.

Durante seu mandato presidencial, Adams construiu o exército e a marinha especialmente no contexto da guerra naval não declarada (chamada de "Quase Guerra") com a França, de 1798 a 1800. O grande sucesso de seu mandato foi a solução pacífica da Quase Guerra.

Ele e sua esposa, Abigail Adams, fundaram uma linha familiar de políticos, diplomatas e historiadores dos Estados Unidos. Foi pai de John Quincy Adams, 6º presidente do país. Faleceu em 4 de julho de 1826 com 90 anos, no mesmo dia do 50º Aniversário da Declaração da Independência.

John Kennedy

John kennedy, ex-aluno de Harvard

John Fitzgeraldo Kennedy (1917 - 1963) foi o 35º Presidente dos Estados Unidos. Elegido em 1960, JFK, como era conhecido, se converteu no presidente mais jovem do seu país. Durante seu governo ocorreu a invasão da Baía dos Porcos, a Crise dos mísseis de Cuba, a construção do Muro de Berlin, o início da Corrida Espacial, a consolidação do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos e os primeiros eventos da Guerra do Vietnã.

Durante a Segunda Guerra Mundial, conhecido pela sua liderança como o comandante do barco PT-109 na área do Pacífico Sul. Ao realizar um reconhecimento, o seu barco foi atingido por um destróier japonês, que partiu o barco em dois e causou uma explosão. A tripulação responsável conseguiu nadar até uma ilha e sobreviver até serem resgatados. Essa façanha proporcionou-lhe popularidade e começou assim a sua carreira política.

TO presidente Kennedy morreu assassinado em 22 de novembro de 1963 em Dallas, Texas. O ex-fuzileiro naval Lee Harvey Oswald foi preso e acusado do assassinato, mas foi morto dois dias depois, por Jack Ruby e por isso não foi julgado. A Comissão Warren concluiu que Oswald agiu sozinho no assassinato. No entanto, o Comitê da Câmara sobre Assassinatos descobriu em 1979 que talvez tenha havido uma conspiração em torno do acontecido. Este tópico foi debatido e há muitas teorias sobre o assassinato, visto que o crime foi um momento importante na história dos Estados Unidos devido ao seu impacto traumático na psique da nação.

Em setembro de 1936 ele se matriculou para estudar seu primeiro ano na Universidade de Harvard, vivendo em House Winthrop do primeiro ao último ano. No final de junho de 1938, ele viajou com seu pai e seu irmão Joe no SS Normandie para trabalhar o mês de julho na Embaixada americana em Londres, porque seu pai foi nomeado Embaixador dos Estados Unidos no Tribunal de Saint James pelo presidente Franklin D. Roosevelt. De fevereiro a setembro de 1939, Kennedy visitou a União Soviética, os Bálcãs e o Oriente Médio para reunir informações para sua tese em Harvard.

Em 1940, ele completou sua tese de doutorado, intitulada de "Apaziguamento em Munique", sobre o Acordo de Munique. Inicialmente, ele queria que sua tese fosse privada, mas seu pai o convenceu a publicá-la em um livro. Graduou-se com um Doutorado pela Universidade de Harvard com uma licenciatura em relações internacionais em junho de 1940 e em julho do mesmo ano a sua tese foi publicada sob o título "Why England Sleept?" ("Porque a Inglaterra Dormiu?") que se tornou um bestseller.

John Quincy Adams

John Quincy Adams, ex-aluno de Harvard

John Quincy Adams (1767 - 1848) foi um diplomata e político estadunidense que chegou a ser o 6º presidente dos Estados Unidos. Esteve implicado em numerosas negociações internacionais.

Adams foi filho do 2º presidente americano, John Adams e sua esposa Abigail Adams. Como Secretario de Estado participou da criação da Doutrina Monroe, que reafirmava a posição dos Estados Unidos contra o colonialismo europeu. Quando foi presidente empreendeu um programa de modernização e desenvolvimento da educação, mas que foi bloqueado pelo Congresso. Na Câmara de Representantes se converteu em líder abolicionista.

Ele passou um tempo na Finlândia, Suécia e Dinamarca e, em 1804, publicou um relatório de viagem da Silésia. Durante esses anos no exterior, Adams se tornou fluente em francês e holandês e tornou-se familiarizado com alemão e outras línguas europeias. Ele entrou em Harvard College e graduou-se em 1787 com um Bachelor of Arts grau, Phi Beta Kappa. Mais tarde, ele ganhou uma AM de Harvard em 17905. Ele era aprendiz como um advogado com Theophilus Parsons em Newburyport, Massachusetts, 1787-1789.

Helen Keller

Helen Keller, ex-aluno de Harvard

Helen Adams Keller (1880 - 1968) foi uma escritora, conferencista e ativista política surdo e cega estadunidense.

Com 19 meses sofreu uma grave doença que provocou a perda total da visão e audição. Sua capacidade para comunicar-se desde idade muito jovem foi traumática para Helen e sua família, estando praticamente incomunicável durante um tempo. Quando fez 7 anos seus pais decidiram buscar uma professora e foi assim que o Instituto Perkins para Cegos lhes enviaram uma jovem especialista, Anne Sullivan, que se encarregou da formação de Helen até sua morte.

Depois de se graduar na escola secundária em Cambridge, Keller entrou no Radcliffe College, onde recebeu uma licenciatura, sendo a primeira pessoa surgo e cega a obter um título universitário. Durante sua juventude começou a apoiar o socialismo e em 1905 tornou-se membro do Partido Socialista. Ao longo da vida escreveu diversos artigos e mais de uma dezena de livros sobre suas experiências e o modo de entender a vida.

Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras.

Howard Gardner

Howard Gardner, ex-aluno de Harvard

Howard Gardner (1943 - ) é psicólogo, pesquisador e professor da Universidade de Harvard, conhecido no meio científico por suas investigações sobre capacidades cognitivas e por ter formulado a teoria das múltiplas inteligências, que o fez receber o Prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais em 2011.

Howard Gardner entra na Universidade de Harvard em 1961 com a intenção de se formar em história. mas sob a influência de Erik Erikson ele se interessa em relações sociais, uma combinação de psicologia, sociologia e antropologia, com particular interesse em psicologia clínica. Ele novamente troca seu campo de interesse após conhecer o psicólogo cognitivo Jerome Bruner e os escritos de Jean Piaget.

Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg, ex-aluno de Harvard

Mark Elliot Zuckerberg (1984 - ) é um programador e empresário estadunidense conhecido por ser o criado do Facebook. Para desenvolver a rede, Zuckerberg contou com o apoio de seus companheiros de Harvard. Atualmente é a pessoa mais jovem a aparecer na lista anual de bilionários da resvista Forbes, com uma fortuna avaliada em 34,2 bilhões de dólares. Foi nomeado como Pessoa do Ano em 2010, pela Time.

Até Zuckerberg começar a ter aulas em Harvard, ele já tinha conseguido a reputação de um prodígio de programação. Mark estudou psicologia e Ciência da Computação e era membro da Alpha Epsilon Pi, uma fraternidade judaica. Em seu segundo ano, ele escreveu um programa chamado CourseMatch, que permitia que os usuários jogassem Atari Asteroids 1968 entre si, sem conexões, cabos ou internet, o que acabava também por ajudá-los a formar grupos de estudo. Pouco tempo depois, ele criou um programa bem diferente, inicialmente chamado Facemash que permitia que os alunos escolhessem entre duas garotas, qual seria a mais bonita("sexy").

O site estava indo muito bem, mas de manhã a universidade desativou o site porque sua popularidade tinha sobrecarregado o servidor de Harvard e impedindo que os estudantes acessassem a web. Além disso, muitos alunos reclamaram que suas fotos estavam sendo manipuladas no Photoshop. Zuckerberg, pediu desculpas publicamente e, após o incidente, o estudante publicou artigos informando que seu site estava "completamente inadequado", e está até hoje.

No entanto, os alunos já tinham solicitado para que a universidade desenvolvesse um web site semelhante que incluísse fotos e detalhes de contato para fazerem parte da rede de informática da faculdade. De acordo com Hasit. "Mark ouviu esses argumentos e decidiu que se a universidade não fizesse, ele iria para um local que seria melhor que a universidade para construir o site.

Gostou? Então compartilhe!

Publicado em 04/04/2015

Fonte:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

GOSTOU? COMPARTILHE!

TOP 5 DA SEMANA

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do site!

CONTRIBUA COM O SITE

Insira aqui o endereço de matéria sobre superdotação que você pense ser interesse divulgar em nosso clippping.

LIVROS INDICADOS

Artigos | Clipping especializado | Livros | Links úteis | Contato