Superdotação - Potencial humano em favor de todos

Clipping Especializado

Educação de superdotados

As 10 universidades dos EUA com alunos mais inteligentes

Você pensa em estudar nos Estados Unidos da América? Tem quociente intelectual elevado e quer saber quais são as melhores universidades americanas para estudar nelas e desenvolver todo seu potencial? Aqui você vai descobrir que nem sempre os melhores alunos estão nas universidades mais tradicionais ou nas mais famosas, segundo estudo feito naquele país.

Um estudo realizado pela Duke University fez levantamento das notas médias que os alunos das principais universidades dos EUA tiraram no SAT (Scholastic Assessment Test) ou ACT (American College Testing). Estes testes são como os nossos vestibulares aqui do Brasil.

O objetivo deste levantamento era descobrir onde estão os alunos mais inteligentes do país. Como todos realizam o mesmo teste, é possível ranquear as universidades de acordo com as melhores médias, de modo diagnosticar onde estão os alunos mais inteligentes.

Confira o ranking! São três universidades empatadas em 2º lugar, duas no 5º lugar e duas no 7º lugar.

#1º Lugar – California Institute of Technology

É uma universidade americana particular localizada em Pasadena, no estado da Califórnia. Foi fundada como escola preparatória e profissionalizante em 1891, mas passou a ser universidade em 1910, chamada também de Caltech.

Calteh

É considerada uma das melhores universidades do mundo em pesquisa, com forte ênfase em ciências naturais e engenharia. Possui e administra laboratório de propulsão a jato, que é um complexo autônomo de voos espaciais.

Em 2011 foi eleita como melhor universidade do mundo pela classificação anual da Times Higher Education, desbancando, após 8 edições, a Universidade de Harvard.

#2º Lugar – Princeton University

Fundada em 1746 como College of New Jersey, tornou-se universidade em 1896. A Universidade de Princeton leva o nome da cidade em que está localizada (Princeton), no estado de Nova Jérsei dos EUA. Possui cursos de graduação e pós-graduação, e atualmente é reconhecida como uma das melhores universidades do mundo, principalmente nas áreas ligadas à matemática, física e astronomia, economia, história e filosofia.

Princeton University

Esta universidade também está entre as mais ricas, recebendo por ano a quarta maior doação do mundo dentre as universidades, em torno de 11 bilhões de dólares. Através destes valores a Universidade de Princeton mantém importante museu com acervo permanente com obras raras, como de Claude Monet e Andy Warhol.

#2º Lugar – Harvard University

É uma das universidades mais tradicionais em todo o mundo, com muito prestígio e tradição. Foi fundada em 1636, estando localizada em Cambridge, Massachusetts, e é a mais antiga das instituições americanas de educação.

A universidade tem enquanto ex-alunos e ex-professores 8 presidentes dos Estados Unidos e cerca de 150 ganhadores de Prêmios Nobel (vale destacar que o Brasil não possui nenhum ganhador deste prêmio).

Harvard University

A biblioteca acadêmica da Harvard University é a maior dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. Recebe em torno de 26 bilhões de dólares em doações por ano, o que permite manter diversos gigantescos campi de pesquisa.

#2º Lugar – Yale University

É mais uma instituição privada nos Estados Unidos a estar entre as melhores do mundo. Fundada em 1701, é a terceira mais antiga daquele país. Tem diversos formados dentre Prêmios Nobel e presidentes dos EUA, a exemplo de George Bush (pai e filho) e Bill Clinton.

Yale University

Esta universidade possui mais de uma dúzia de bibliotecas, com um total de 11 milhões de volumes em seus acervos. Também se destaca no número de alunos. Só de mestrandos possui cerca de 6.000 alunos. Em termos de áreas, 20% dos seus alunos formam-se em ciências, 30% em ciências sociais e 50% em artes e humanidades.

O sistema dos edifícios residenciais de Yale, baseado nos de Oxford e Cambridge, é único entre as universidades dos Estados Unidos. Cada um dos 12 edifícios alberga um grupo representativo do corpo estudantil e dispõe de várias instalações técnicas, seminários acadêmicos e funcionários aos seus alunos.

#5º Lugar – University of Chicago

É uma universidade particular localizada principalmente em Hyde Park, ao redor de Chicago. Foi fundada em 1890 pelo bilionário do petróleo John D. Rockefeller.

Chicago University

Foi concebida numa combinação interdisciplinar entre faculdades de arte e pesquisas de universidades alemãs. Possui mais de 70 Prêmios Nobel, principalmente no campo da economia.

Você já curtiu este artigo?

#5º Lugar – Harvey Mudd College

Fundada em 1955, está localizada em Claremont, Califórnia. É uma universidade privada, com excelência nas áreas de ciências, engenharia e matemática. Tem o diferencial de compartilhar estruturas com outras universidades contidas no complexo Claremont Colleges, tais como bibliotecas, refeitórios, serviços de saúde e segurança do campus.

Harvey Mudd College

A universidade incentiva que seus alunos façam aulas fora do seu núcleo de estudos, nas outras universidades participantes do Claremont Colleges, oferecendo simultaneamente especialização e atenção individual oferecida pelas diversas faculdades, tal qual uma grande universidade.

#7º Lugar – Massachusetts Institute of Technology

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é uma universidade privada localizada em Cambridge, Massachusetts, nos Estados Unidos. É considerada referência mundial em ciência, engenharia e tecnologia, bem como possui grande reputação nas áreas de administração, linguística, ciência política e filosofia.

Massachusetts Institute of Technology

Fundado em 1861 e aberta ao público em 1865, já teve mais de 70 Prêmio Nobel, dos quais 8 são atuais professores da instituição. Possui um orçamento anual em torno de 10 bilhões de dólares.

Possui grande estrutura para os alunos, inclusive alojamentos dentro e fora do campus para estudantes de graduação e pós-graduação.

#7º Lugar – Washington University in St. Louis

É uma das principais universidades privadas do estado de Misuri, dos EUA, tendo estudantes dos 50 estados americanos e de mais de 125 nacionalidades. É reconhecida como uma das mais fortes do mundo, com programas exemplares em medicina, arquitetura, assistência social, arte e engenharia.

Washington University in St. Louis

Foi fundada em 1853 por Thomas Eliot, um sacerdote de San Luis e avô do escritor T. S. Eliot. Possui diversos ex-alunos famosos e Prêmio Nobel, tais como Jack Taylor (fundador da Enterprise Rent-A-Car) e Earl Sutherland (Prêmio Nobel em medicina).

#9º Lugar – Columbia University

É uma universidade americana participante da Ivy League, localizada em Manhattan, Nova York. Também opera no exterior com centros em Pekin, Amman, Estambul, Rio de Janeiro, Santiago do Chile e Nairobi. É uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo.

Washington University in St. Louis

Fundada em 1754, atualmente ocupa certa de 32 acres na ilha de Manhattan. Administra anualmente o Prêmio Pulitzer, mundialmente famoso por outorgar anualmente medalha a quem realize trabalhos com distinção nas áreas do jornalismo, literatura e música.

A Universidade Columbia conta com 96 ex-alunos com Prêmios Nobel. Possui como ex-alunos Barack Obama, Franklin Roosevelt e Warren Buffet.

Está gostando deste artigo?
Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber atualizações do site.

#10º Lugar – Stanford University

Trata-se de uma universidade privada da Califórnia, EUA. Foi fundada em 1890, com 559 alunos e 15 professores. Atualmente possui em torno de 16.000 alunos entre graduação e pós-graduação. Tem como lema “sopra o vendo da liberdade”.

Stanford University

De uma universidade pequena, Stanford foi aumentando sua reputação internacional primeiramente devido aos projetos de investigação militar e depois ao espírito empreendedor de seus professores e alunos. Desta universidade saíram empresas importantes como a HP, a Yahoo!, o Google e a Sun Microsystems (se chama Sun devido a Stanford University Network).

Possui 27 ex-alunos ganhadores do Prêmio Nobel em economia, física, química e medicina. Tem grande reputação internacional em engenharia elétrica, informática, economia, administração e direito.

Gostou? Então compartilhe!

Publicado em 14/09/2014

Fonte: Guia do Estudante

DEIXE SEU COMENTÁRIO

GOSTOU? COMPARTILHE!

TOP 5 DA SEMANA

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do site!

CONTRIBUA COM O SITE

Insira aqui o endereço de matéria sobre superdotação que você pense ser interesse divulgar em nosso clippping.

LIVROS INDICADOS

Artigos | Clipping especializado | Livros | Links úteis | Contato