Superdotação - Potencial humano em favor de todos

Artigos

Minha visita à sede do Google, no Vale do Silício

A sede do Google, conhecida como Googleplex, fica no Vale do Silício (Califórina) e distante mais ou menos 1 hora de San Francisco. É um local incrível para se conhecer, pois nos deparamos com uma cultura organizacional totalmente diferente das empresas brasileiras.

Fui com um grupo de alunos da Flex High School com objetivo de conhecer a estrutura física do Google, e principalmente o seu modo de funcionamento. Se você está pensando em conhecer o Googleplex ou qualquer outra empresa do Vale do Silício, a primeira dica que eu dou é alugar um carro. Diferente do que você possa imaginar, o Vale do Silício pode ser comparado a uma pequena cidade onde as sedes das empresas ficam afastadas uma das outras. Não há como percorrer todo o Vale do Silício sem ser de carro.

Googleplex - Sede do Google

Ao chegar ao Googleplex a primeira sensação foi de estar em outro planeta. Mesmo para os padrões americanos, onde quase tudo é limpo e organizado, o Google está espalhado por dezenas de prédios muito bonitos e num ambiente muito organizado e dinâmico. O ambiente é preparado para você se sentir feliz e inventivo.

O primeiro local que visitamos foi a lojinha do Google que fica dentro do Googleplex. Lá é o único ambiente onde você pode comprar algum souvenir da empresa. Tem diversas coisas, algumas bem legais, como garrafas metálicas, bonecos de pelúcia Android, muitas camisetas, chapéus e outras lembrancinhas. A visita é gratuita e vale a pena conhecer. É o único lugar de fato organizado para o visitante. De resto, o Google está focado nos seus funcionários e cultura organizacional, mas a visita é muito interessante justamente por essa característica.

Google - Vale do Silicio

Google Bikes

Uma das coisas que logo chama atenção ao visitar o Googleplex são as Google Bikes. Como o ambiente é amplo e um prédio pode ser longe um do outro, as bicicletas estão por toda parte para que os funcionários possam se locomover dentro do Vale do Silício sem precisar recorrer ao carro. Ah, importante, as bicicletas são para uso exclusivo dos funcionários! A foto aí embaixo foi tirada antes de sabermos disso hehehe. Ou seja, não recomendo usar as bikes. Elas são para locomoção dos funcionários de um prédio para outro.

Google - Vale do Silicio

Visita Guiada?

Depois desta pequena falha, o melhor da visita ao Googleplex foi conhecer o engenheiro de computação Mike Gainer. No Googleplex não existe um setor específico para visitantes onde a empresa te leva num tour, passa filminhos e conta sua história. Por outro lado, qualquer funcionário pode te ciceronear e apresentar os bastidores da empresa. Por sorte, conhecemos por acaso o Mike Gainer nos corredores da empresa e ele nos convidou para nos apresetnar o Googleplex. Por isso, uma dica muito importante ao visitar o Google: não seja tímido! Converse com os funcionários e se apresente. Quem sabe você não ganha uma visita guiada? Esse tipo de relação faz parte da cultura da empresa é foi muito interessante vivenciar.

A primeira coisa que o engenheiro Gainer fez foi nos convidar para almoçar. Pensei estar indo num restaurante comum, mas no Googleplex nada é comum. Primeiro nos sugeriram deixarmos as coisas pessoais numa mesa no centro de uma praça. Falaram para deixarmos computadores, dinheiro, carteira, passaporte, documentos e tudo mais que quiséssemos, pois lá ninguém mexe em nada que não é seu. Depois de muito pensar, resolvi deixar tudo (menos o passaporte...hehehe....vai que logo hoje era o dia do azar...). Fomos ao restaurante e lá foi um choque: em torno de 10 restaurantes internacionais serviam centenas de pessoas. Cada bancada era um tipo de comida diferente: chinesa, tailandesa, americana, australiana, etc. Escutava ao mesmo tempo vários idiomas. Tudo muito interessante e de graça, pois éramos convidados do Gainer. Novamente, isto faz parte da cultura da empresa, por isso não se acanhe. Voltamos para nossas mesas e todo nosso material estava lá. Comemos e fomos convidados para uma palestra sobre o Google promovida pelo engenheiro Gainer.

Googleplex

A palestra começou bem diferente. Gainer falou “não estou aqui para apresentar nada, mas para conversar. Se vocês fizerem perguntas, eu respondo, se não fizerem, vamos todos para casa. Alguém quer perguntar algo?”. Foi muito mais interessante do que um palestra tradicional, pois podemos matar nossas curiosidades sobre o Google, o funcionamento do Googleplex e o Vale do Silício.

Superdotação / Altas Habilidades

Uma das respostas me chamou muito atenção e tem total relação com esse site, sobre superdotação. Perguntei qual era o critério de seleção do Google considerando que muitos profissionais sonham em trabalhar lá. Gainer explicou que o Google tem por filosofia ter os 1% melhores profissionais de todas as habilidades. Então, por exemplo, é claro que o Google possui muitos programadores. Pois a empresa busca os 1% superiores dentro da habilidade de programar. E nisso, não estamos falando de graduação, mas sim em resolução de problemas de fato. Lembro que Gainer falou “queremos inclusive os 1% melhores tocadores da flauta doce....particularmente não sei no que pode ser útil aqui, mas com certeza o Google sabe e quer esses profissionais”. Ele falou isso sem qualquer demérito, mas mostrando o quanto o Google se interesse por profissionais de todas as áreas, mas apenas os mais hábeis.

Na nossa linguagem podemos falar que o Google é uma empresa de superdotados. Se eles contratam apenas as pessoas 1% superiores dentro de uma habilidade profissional, estão claramente falando de superdotação, que por definição são as pessoas 5% superiores dentro de uma inteligência. Não é a toa que o Google é o que é. Para mim ficou muito claro que o Google é uma empresa de superdotados.

Está gostando deste artigo?
Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber atualizações do site.

Gainer inclusive falou que vários profissionais eram pessoas que na infância tinham problemas de relacionamento por terem uma expertise muito acima da média, e que nesse sentido o Google tem muitos ambientes de socialização. Aqui não entramos no estereótipo do aluno superdotado ter necessariamente problemas sociais, mas quem já programou sabe que essa é uma atividade muito solitária. Se juntarmos a superdotação com a programação, a coisa pode ficar beeeeeeeem solitária hehehe. Por isso é interessante essa cultura da empresa.

Googleplex

Outro ponto abordado por ele foi a rotina de trabalho. Dentro do ambiente Googleplex nenhum funcionário tem que bater cartão. Todo o trabalho é voltado para resultados. Se você precisa entregar um projeto daqui há 10 dias e o fez em 1 dia, pode ir para a praia toda a semana sem o menor problema. Por outro lado, o Googleplex tem um ambiente onde você pode passar dias e dias lá sem quase ir para casa. A estrutura do Google no Vale do Silício inclui restaurantes, dentistas, casas de massoterapia, escolas, bancos, áreas de lazer, piscinas, quadras de esportes e outras comodidades que levam aos funcionários não saíram de lá, o que acaba fazendo com que trabalhem mais, seja manhã, tarde ou noite, pois estão sempre na empresa. Espertos não? Hehehe.

Googleplex

Por fim destaco algo que Gainer nos falou muitas vezes. O Google não foi criado para ter a maioria das informações do mundo, mas sim para concentrar todas as informações e conhecimento do mundo. Para mim, há 10 anos atrás, isso pareceria ficção científica. Hoje já tenho medo de eles estarem de fato em vias de conseguir isso hehehehe.

Ou seja, se você for a San Francisco não deixem de ir ao Vale do Silício, e se o Google for uma de suas empresas favoritas, visite o Googleplex. Tenho certeza que você irá aprender coisas novas e voltar com outro parâmetro sobre emprego, empresa, patrão e negócio.

Gostou? Então compartilhe!

Publicado em 06/07/2016

Autoria: Filipe Colpo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

GOSTOU? COMPARTILHE!

TOP 5 DA SEMANA

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do site!

LIVROS INDICADOS

Artigos | Clipping especializado | Livros | Links úteis | Contato